domingo, 16 de janeiro de 2011

Pão De Batata Sem Alecrim

   Cada vez que eu abria o armário da cozinha, ouvia uma vozinha sussurando "Mariiina, não vai me esquecer aqui fundo! Abandono é crime, sabia ?". Mas mesmo assim não ligava. Quer dizer, minha preguiça era tanta que nem pegar o coitado do saco de farinha para pães, comprado lá na Casa Santa Luzia para fazer meu primeiro pão que eu jurei que faria em dezembro, eu queria.
   Só que nessa sexta eu não resisti ao sussuro tristonho do coitado e decidi fazer o dito cujo do pão. O único problema era qual fazer. Pessoa indecisa que sou, passei a tarde toda procurando por uma receita que me saltasse aos olhos, e achei tantas que não sabia qual escolher. De tão frustrada comigo mesma, peguei o quilo daquela farinha albina de tão branca para guardá-lo. E eu vi a luz na própria embalagem, entitulada de "Pão de batata e alecrim".
   Decidi fazer aquela receita mesmo, afinal, farinha, azeite, ovos e leite, além de uma batatas que estavam quase a caminho de seus velórios, eu tinha em casa. Só o bendito do alecrim que decidiu fugir sem me contar não fez parte da minha experiência, que passei a chamar de "Pão de batata sem alecrim".
   Depois de tanto mistura, soca sova e mais umas pequenas alterações, meu filho nasceu ! Um tanto branco, é verdade, mas mesmo fofinho, alto e gordinho como a mãe *-*
   Só faço uma obsevação: sigam a receita à risca, pois acho que, se tivesse feito isso e calado meu gênio "Einstein wannabe", o resultado teria sido ainda melhor.

Pão de Batata e Alecrim
  1. 5 xíc. (chá) de farinha de trigo (preferencialmente especial para pães)
  2. 2 col. (sopa) de açúcar
  3. 1 col. (sopa) de sal
  4. 1 sachê de fermento biológico seco instantâneo
  5. 1 xíc. (chá) de leite
  6. 1/2 xí. (chá) de água
  7. 1 ovo
  8. 2 col. (sopa) de azeite de oliva
  9. 2 xíc. (chá) de batata cozinha e espremida
  10. 1 col. (sopa) de alecrim
  • Em um recipiente, misture a farinha, o fermento. o açúcar e o sal.
  • Abra um buraco no meio e junte o leite, a água, o azeite, o ovo, a batata e o alecrim e meisture tudo muito bem, tomanado cuidado para não juntar farinha.
  • Aos poucos, agregue a farinha até ficar tudo muito bem homogêneo.
  • Transfira a massa para uma bancada e sove bem, até obter uma massa lisa e homogênea.
  • Cubra e deixe descançar até dobrar de volume (no meu caso, deixei mais ou menos 40 min., dentro de uma vasilha coberta com um pano de prato limpo, dentro do forno DESLIGADO)
  • Divida a massa em duas porções, modele como um rocambole e acomode em uma fôrma para pão de fôrma ou em uma assadeira untada e enfarinhada.
  • Cubra e deixe descançar por mais 20 min.
  • Se preferir, pincele uma gema por cima da massa (eu pincelei com um pouco de café).
  • Asse em forno médio (200°C), preaquecido, por cerca de 35 min. ou até dourar.
   Só não postarei fotos dele por que fiquei com medo de dar reação alérgica à luz do flash de tão branco que ele ficou, kosakosakosakoakoasok.
   Boa sorte com o de vocês !
   Beijos ♥


Um comentário:

  1. Oi guria!
    Eu amo fazer pão, meu pai faz um monte aqui em casa tb... Algum dia eu tento essa receita, deve ficar muito bom!

    Bjão ;**

    ResponderExcluir