terça-feira, 23 de novembro de 2010

Um beijo e um queijo

Será que eu morri? Não, garanto que não. Então eu entrei em coma? Com certeza não. No mínimo fui sequestrada, então ? ABSOLUTAMENTE NÃO, hahahahahahaha !
Aposto que todas vocês já passaram pelo terceiro ano do colegial e sabem que sempre no último bimestre decidem passar matérias, trabalhos e lições de uma vida inteira, e é exatamente isso que está acontecendo comigo. Além de tudo, o trabalho tem consumido todas as minhas noites de segunda a quinta e sugado as manhãs e tardes de sábado.
Isso tudo só fez aumentar minha saudade do meu "cafofo" e, claro, de vocês, que merecem um beijo GIGANTESCO de saudades !
Claro que nesse meio tempo eu preparei muitas receitas, mas minha mente é curta, logo não lembro de todas com perfeição. A única que me vem à cabeça agora é com certeza saborosíssima, tem um gostinho de casa e por isso não menos deliciosa.
Eu adoro queijo, seja amarelo, branco, gorduroso, light, "de rico", "de pobre", do que for. Mas nada se compara à um queijo feito em casa, certo?
Por isso mesmo garimpei entre livros e blogs uma receita de queijo caseiro que fosse fácil de preparar mas ainda assim gostosa e light, por que, por mais que eu goste de comer, ter que andar uma hora por dia para manter a forma rechonchuda é um saco ! hahahahahaha
Então chega de falação e vamos à dita cuja !

Queijo Cottage
  • 1 litro de leite (sempre uso o desnatado por ser mais leve)
  • Suco de 1 limão (mas concluí que com 2 fica mais saboroso)
  • Sal à gosto
  • Temperos à gosto
  1. Esquente o leite até atingir 90º ou até começar a ferver no fundo da panela e nas beiradas, pouco antes de ferver, o que não deve acontecer!
  2. Desligue o fogo e misture o suco de limão, mexendo um pouco para talhar.
  3. Deixe descançar na panela por mais ou menos 10 minutos para o queijo "assentar" melhor e, em seguida, passe pela peneira para separar o soro do leite.
  4. Deixe escorrer por 1 hora na própria peneira, ou então transfira a "massa" para um pano de prato novo, limpo e fininho, que deve quer suspenso (eu sempre amarro um pedaço de barbante no pano e amarro no puxador do armário.) Se preferir desta maneira, coloque uma vasilha em baixo para colher o soro que sairá.
  5. Tempere com sal e o que mais quiser.
Acho que o leite desnatado não rende muito, mas perdi o gosto por leite integral desde o meu recomeço. Aliás, já contei que perdi 37 Kg ? Bom, fica pra outro post !
O soro que sobra não deve ser jogado fora. Nada de desperdícios ! Aquilo ali nada mais é do que a proteína de leite, a whey protein. Você deve conservar na geladeira para usar em receitas de pão no lugar da água ou do leite, por exemplo, ou simplesmente beber assim, puro mesmo. Além de ser muito gostoso, dizem ser o tal "soro da memória", que nos ajuda a não ficar tão "gagás" assim quando envelhecermos ! hahahaha
Aaah, o queijo também fica assim, molhadinho mesmo. Não se preocupe, você não fez nada errado !
Bom meus amores, acho que é só isso.
Juro que vou tentar não fazer outra temporada de "Lost" do Devaneios, viu ? hahahahaha
Beijo ♥

2 comentários:

  1. Marinaaa!

    Eaí, ja prestou/passou algum vestibular?
    EU prestei na CESUMAR - Maringá/PR, passei, só não sei se será lá mesmo, estou seriamente pensando em fazer SENAC em Campos do Jordão!

    Beijao!

    ResponderExcluir
  2. Então menino, eu preciso atualizar meu perfil! oksaoksaoksaoksaokoksa. Eu mudei de planos. Primeiro eu vou fazer Nutrição e depois Gastronomia. Eu prestei ntrui. na FUVEST, mas meu resultado foi vergonhoso ! ksaoksaoksa. Esse sábado eu vou prestar pra Metodista, que foi eleita uma das melhores de Nutrição do país pelo Guia do Estudante.
    Pretendo prestar Gastronomia na Metodista também assim que acabar a primeira faculdade, daí já como dois bois de uma vez só ! oksaoksaoksaoksa
    Beijo !

    ResponderExcluir