sábado, 10 de julho de 2010

Almoço de cesta básica

Quem que falou que cesta básica não é o sulficiente pra preparar uma refeição liiinda ? Hein? HEIN ? Tá, no meu caso não foi cesta básica, mas uma cesta de natal que meu pai ganhou da empresa no final do ano. E eu usei a lentilha que veio nela. Tava até me dando dó de ver a bichinha largada lá há quase sete meses, beirando sua morte, e eu aqui, sem tomar uma atitude. Somei isso ao meu desejo de comer polenta assim, bem molinha e amarelinha. Tudo acompanhado por uma saladinha básica de beterraba crua. E por incrível que pareça, essa mistureba resultou num excelente almoço de sábado (se é que isso existe...) !
Pois bem, polenta eu sei que você sabe fazer muito bem e, se não sabe, não tem segredo: água fervente + sal + fubá + bom braço pra mexer beeeem pra não empelotar + paciência pra tanta mexeção (?).
A beterraba, que deveria ser ralada, acabou sendo cortada em tirinhas bem fininhas, por que meu melhor ralador decidiu testar minha paciência e brincr de esconde-esconde comigo. Temperei com limão, sal e um tiquinho de nada de azeite, assim, sem nada de mais.
Agora a lentilha sim foi meu trunfo/triunfo (como escreve isso?) ! Cozinhei meio pacotinho em água até ficar bem macia, como qualquer outra lentilha. Mas o pulo do gato vem aqui: coloquei, se não me engano, duas colheres de sopa de Creme de Queijo que também tava esquecido aqui no armário, deixei engrossar um pouco, ajustei o sal, coloquei uma pitadinha de pimenta-do-reino e um punhado de salsinha bem picadinha. Feito isso, coloquei metade no liquidificador e bati bem para poder colocar de volta na panela e deixar engrossar mais um tiquinho, pra virar quase que um creme.
Não sei se a culpa foi da minha vontade de polenta ou se tudo estava bom mesmo, só sei que saiu dos deuses !
Quem disse que uma comidinha assim, de cesta básica, beeeeem despretenciosa, não pode se tornar uma verdadeira refeição de lamber o prato ?
Beijos ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário