segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Torta de sardinha

   Dia desses estava lembrando das festinhas da minha infância, das brincadeiras, dos looks (meio ridículos, diga-se de passagem) e principalmente da mesa de doces e salgados. Ahhh, a hora de comer ! Dá pra ver que desde de pequena tenho boca inquieta, né ?
   Lembro-me muito bem das comidas que sempre apareciam em todas as festas, como o pão com patê de atum, pão de queijo, bolo de cenoura com cobertura de chocolate... Até dá vontade de ser criança de novo !
   Mas tinha um receita em especial que eu amava: a torta e sardinha da minha mãe. Não tinha nada de mais, nada de diferente, de chique nem nada do tipo. Só era...especial. A mais gostosa de todas só por que era da minha mãe.
   Como não havíamos decidido o que comer no sábado enquanto esperávamos pela luta entre o Vitor Belfort e o Anderson Silva (alooooô, acho que ninguém por aqui gosta de ver dois caras tentando se esbofetear, né? Mas eu gosto mesmo. Adoro os nocautes do Anderson *-*), pedi para minha mãe fazer a tal da torta, e para minha felicidade ela disse que faria. Só disse.
   Sou muito impaciente, e já que minha mãe tinha ido ao shopping com o meu pai, decidi eu mesma fazer. Saí procurando pela receita, mas nenhuma parecia muito com a que eu queria. Então peguei a massa de um lugar, inventei o recheio e saiu assim, meio "uma massa com uma gororoba qualquer", mas mesmo assim, que gororoba !
   Só peço desculpas à minha mãe por não ter honrado sua receita (mesmo que ela não lembre qual é), pois a minha saiu um tanto diferente. Mas acho que ela nem ligou. Comeu de lamber os beiços !


Torta de Sardinha


Massa
  1. 2 copos americanos de farinha de trigo
  2. 2 ovos
  3. 1 1/2 copo de leite
  4. 1/2 copo de óleo
  5. 1 pitada de sal
  6. 1 col. sopa rasa de fermento em pó
  • Bata  os ovos, o leite, o óleo, o sal e a farinha no liquidificador, agregando o fermento à massa delicadamente com depois de bater tudo. Reserve.
Recheio
  1. 2 latas de sardinha em óleo
  2. 1 lata de seleta de legumes
  3. 1 lata/sachê de molho de tomate
  4. Cebola e alho picados a gosto
  5. Sal a gosto
  6. Azeite para refogar
  • Escorra o óleo das sardinhas, tire todas as espinhas e amasse-as com um garfo.
  • Refogue a cebola e o alho no azeite e junte as sardinhas, a seleta (sem a água), o molho de tomate e o sal. Deixe esfriar um pouco.
  • Despeje metade da massa numa assadeira untada e enfarinhada, nivelando a mesma com as costas de uma colher.
  • Coloque o recheio, distribuindo-o por igual sobre a massa.
  • Despeje a outra metade da massa sobre o recheio e nivele com uma colher.
  • Se desejar, coloque um pacote de queijo ralado por cima.
  • Asse em forno médio (180°C), pré-aquecido, por mais ou menos 40 minutos ou até dourar.
   E a infância de vocês ? Foi gostosa ?
   Beijos ♥

2 comentários:

  1. Oi,

    Gostei de seu blog, se vc gosta de dança do ventre visite o meu, vc vai gostar,^^

    http://dianibianchi.blogspot.com

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adoro cozinhar, um dia vou usar essa massa pra fazer uma torta com recheio de frango, acho q vai ficar bom!
    Esse eh o meu blog http://meucantonacozinha.blogspot.com/
    beijos
    Paty

    ResponderExcluir